Outubro 2017 na Tailândia: Conselhos aos Turistas

Entramos em outubro 2017, mês em que se completa um ano desde a morte do Rei Bhumibol Adulyadej, o amado Rei Rama IX; E mês que será realizada a cerimônia de cremação de seu corpo, em Bangkok, no período de 25 a 29 de outubro.

Por esse motivo, existem alguns pontos importantes que turistas que visitam a Tailândia, ou estrangeiros que residem no país, precisam saber:

1) Luto Nacional

Se você já visitou a Tailândia antes, deve ter percebido o profundo respeito que o povo tailandês têm para com o Rei de sua nação. O falecido Rei Rama IX era considerado o Pai da nação tailandesa, e desde a sua morte, muitos tailandeses adotaram luto pelo período em que seu corpo estivesse sendo velado; outros adotaram o luto pelo período determinado pelo Governo Tailandês; ou ainda conforme o sentimento em seus corações.

Porém, como entramos no mês de outubro, mês em que acontecerá a cerimônia de cremação do falecido Rei, o luto nacional e o sentimento de tristeza profunda retorna à Tailândia de forma geral. Portanto, é necessário que todos os turistas que transitam pelo país, assim como estrangeiros que residem na Tailândia, respeitem o luto tailandês. E para respeitar esse período, lembre-se de:

A) Vestir-se apropriadamente, com roupas pretas ou escuras. Veja a imagem colocada acima, essas são instruções para a nação tailandesa. Siga-as se for possível.

B) Se não for possível vestir-se de preto, utilize uma fita preta ao lado esquerdo do peito, o que representará seu respeito durante o luto tailandês (essas fitas são concedidas gratuitamente nos aeroportos, hotéis e restaurantes do país).

C) Evite transitar pelas regiões do Palácio Real (Grand Palace). Ao lado do Grand Palace está o Wat Pho, o templo onde encontra-se o Buda reclinado. Durante este período de luto, evite transitar por essas áreas; deixe esse momento para os tailandeses. Entendemos que é a sua única visita à Tailândia, mas respeite esse período delicado. Evitar essas áreas, permitirá que os tailandeses se aproximem, pela última vez, do Pai de sua nação.

D) Se não quiser evitar essas áreas, atente-se à forma como se veste. Cubra seus ombros e joelhos, e vista-se de preto.

E) Evite festas e folias por Bangkok. Período de luto, representa silêncio.

2) Atrações Turísticas

Muitas atrações turísticas e templos estarão abertos durante o mês de outubro, exceto o Palácio Real (Grand Palace) e o Templo do Buda de Esmeralda (Temple of the Emerald Buddha), o qual permanecerão fechados de 1-29 de outubro. No dia 26 de outubro, muitos estabelecimentos estarão fechados para assistir a cerimônia de cremação do falecido Rei que será transmitida pela TV.

3) Full Moon Party

Em respeito ao Luto Nacional, a Full Moon Party foi cancelada no mês de Outubro. É esperado que festas similares e boates não terão atividades durante o período de cremação – 25 a 29 de outubro.

4) Transporte

Em Bangkok, é esperada uma vasta multidão de tailandeses, deslocando-se de diversas partes do país para estarem presentes durante a cerimônia de cremação. Portanto, é esperado intenso trânsito na cidade, assim como overbooking de passagens áreas e trens. Portanto, se você está pensando em viajar à Bangkok no período de 25 a 29 de outubro, é importante que já garanta seus bilhetes, para evitar problemas.

5) Hotéis

Com a vasta multidão esperada em Bangkok durante o período da cerimônia de cremação do falecido Rei, é esperado também overbooking de hotéis. Portanto, é aconselhável que àqueles que forem visitar Bangkok neste período, reservem seus hotéis. Ou se for possível, posterguem a visita para antes ou após a cremação do Rei.

6) Shoppings e Restaurantes

Abrirão normalmente. Mas é esperado que fechem no dia 26 de outubro para acompanhar a cremação do falecido Rei.

7) Após o funeral

Encerrando o funeral e cerimônia de cremação, é esperada a reabertura do Palácio Real (Grand Palace) no dia 30 de outubro. No período de 1-30 de novembro, haverá uma exibição no Sanam Luang sobre as cerimônias tradicionais tailandesas de funeral e cremação, o que permitirá que turistas e estrangeiros que residam no país, possam entender e aprender sobre a tradição tailandesa.

É esperado o anúncio da data de coroação do novo Rei da Tailândia, Rei Rama X, filho do falecido Rei Rama IX.

8) Aproveite sua viagem

Não se preocupe! Se você está com a sua viagem marcada para a Tailândia, você não ‘perderá’ nada, pelo contrário… estará presente num dos acontecimentos mais importantes da história do país. E por esse motivo, todo o respeito e atenção ao Luto Tailandês é muito apreciado. Bangkok é capital da Tailândia, e onde todas as cerimônias reais acontece, por esse motivo, o conselho que dou é evitar a cidade durante 25-29 de outubro. E aproveitar a sua estada em outras regiões do país. A vida segue para os tailandeses, mas toda a atenção e carinho com essa nação que lhe recebe de braços abertos é bem vinda!

Sawasdee-Ka e até a próxima!


Texto por Barbara Santos, especialista em cultura e tradição tailandesa, professora de Massagem Tradicional Tailandesa, Mestre em Filosofia e Religião pela Assumption University, Bangkok, onde reside desde 2014.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Outubro 2017 na Tailândia: Conselhos aos Turistas

  1. Pingback: Biografia de Rei Bhumibol Adulyadej – Profª Barbara Santos

  2. Pingback: Tailândia: As cores do dia da semana – Profª Barbara Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s