Outubro 2017 na Tailândia: Conselhos aos Turistas

Entramos em outubro 2017, mês em que se completa um ano desde a morte do Rei Bhumibol Adulyadej, o amado Rei Rama IX; E mês que será realizada a cerimônia de cremação de seu corpo, em Bangkok, no período de 25 a 29 de outubro.

Por esse motivo, existem alguns pontos importantes que turistas que visitam a Tailândia, ou estrangeiros que residem no país, precisam saber:

1) Luto Nacional

Se você já visitou a Tailândia antes, deve ter percebido o profundo respeito que o povo tailandês têm para com o Rei de sua nação. O falecido Rei Rama IX era considerado o Pai da nação tailandesa, e desde a sua morte, muitos tailandeses adotaram luto pelo período em que seu corpo estivesse sendo velado; outros adotaram o luto pelo período determinado pelo Governo Tailandês; ou ainda conforme o sentimento em seus corações.

Porém, como entramos no mês de outubro, mês em que acontecerá a cerimônia de cremação do falecido Rei, o luto nacional e o sentimento de tristeza profunda retorna à Tailândia de forma geral. Portanto, é necessário que todos os turistas que transitam pelo país, assim como estrangeiros que residem na Tailândia, respeitem o luto tailandês. E para respeitar esse período, lembre-se de:

A) Vestir-se apropriadamente, com roupas pretas ou escuras. Veja a imagem colocada acima, essas são instruções para a nação tailandesa. Siga-as se for possível.

B) Se não for possível vestir-se de preto, utilize uma fita preta ao lado esquerdo do peito, o que representará seu respeito durante o luto tailandês (essas fitas são concedidas gratuitamente nos aeroportos, hotéis e restaurantes do país).

C) Evite transitar pelas regiões do Palácio Real (Grand Palace). Ao lado do Grand Palace está o Wat Pho, o templo onde encontra-se o Buda reclinado. Durante este período de luto, evite transitar por essas áreas; deixe esse momento para os tailandeses. Entendemos que é a sua única visita à Tailândia, mas respeite esse período delicado. Evitar essas áreas, permitirá que os tailandeses se aproximem, pela última vez, do Pai de sua nação.

D) Se não quiser evitar essas áreas, atente-se à forma como se veste. Cubra seus ombros e joelhos, e vista-se de preto.

E) Evite festas e folias por Bangkok. Período de luto, representa silêncio.

2) Atrações Turísticas

Muitas atrações turísticas e templos estarão abertos durante o mês de outubro, exceto o Palácio Real (Grand Palace) e o Templo do Buda de Esmeralda (Temple of the Emerald Buddha), o qual permanecerão fechados de 1-29 de outubro. No dia 26 de outubro, muitos estabelecimentos estarão fechados para assistir a cerimônia de cremação do falecido Rei que será transmitida pela TV.

3) Full Moon Party

Em respeito ao Luto Nacional, a Full Moon Party foi cancelada no mês de Outubro. É esperado que festas similares e boates não terão atividades durante o período de cremação – 25 a 29 de outubro.

4) Transporte

Em Bangkok, é esperada uma vasta multidão de tailandeses, deslocando-se de diversas partes do país para estarem presentes durante a cerimônia de cremação. Portanto, é esperado intenso trânsito na cidade, assim como overbooking de passagens áreas e trens. Portanto, se você está pensando em viajar à Bangkok no período de 25 a 29 de outubro, é importante que já garanta seus bilhetes, para evitar problemas.

5) Hotéis

Com a vasta multidão esperada em Bangkok durante o período da cerimônia de cremação do falecido Rei, é esperado também overbooking de hotéis. Portanto, é aconselhável que àqueles que forem visitar Bangkok neste período, reservem seus hotéis. Ou se for possível, posterguem a visita para antes ou após a cremação do Rei.

6) Shoppings e Restaurantes

Abrirão normalmente. Mas é esperado que fechem no dia 26 de outubro para acompanhar a cremação do falecido Rei.

7) Após o funeral

Encerrando o funeral e cerimônia de cremação, é esperada a reabertura do Palácio Real (Grand Palace) no dia 30 de outubro. No período de 1-30 de novembro, haverá uma exibição no Sanam Luang sobre as cerimônias tradicionais tailandesas de funeral e cremação, o que permitirá que turistas e estrangeiros que residam no país, possam entender e aprender sobre a tradição tailandesa.

É esperado o anúncio da data de coroação do novo Rei da Tailândia, Rei Rama X, filho do falecido Rei Rama IX.

8) Aproveite sua viagem

Não se preocupe! Se você está com a sua viagem marcada para a Tailândia, você não ‘perderá’ nada, pelo contrário… estará presente num dos acontecimentos mais importantes da história do país. E por esse motivo, todo o respeito e atenção ao Luto Tailandês é muito apreciado. Bangkok é capital da Tailândia, e onde todas as cerimônias reais acontece, por esse motivo, o conselho que dou é evitar a cidade durante 25-29 de outubro. E aproveitar a sua estada em outras regiões do país. A vida segue para os tailandeses, mas toda a atenção e carinho com essa nação que lhe recebe de braços abertos é bem vinda!

Sawasdee-Ka e até a próxima!


Texto por Barbara Santos, especialista em cultura e tradição tailandesa, professora de Massagem Tradicional Tailandesa, Mestre em Filosofia e Religião pela Assumption University, Bangkok, onde reside desde 2014.


4 comentários sobre “Outubro 2017 na Tailândia: Conselhos aos Turistas

  1. Professora Bárbara Santos, bom dia. Tenho 72 anos, meu maior sonho era conhecer a Tailândia, mas infelizmente sei que nunca vai ser possível. Espero que a Senhora seja muito feliz aí e tenha muita saúde. Que Deus a abençoe, obrigada, beijos. Meu nome é Dirce e moro em Minas Gerais.

    Curtir

    1. Olá Dirce, espero através dos meus textos poder aproximar a Tailândia um pouquinho mais perto de você ❤
      A Tailândia é uma terra muito bem preparada para idosos, mas a única dificuldade seria a viagem longa para chegar até aqui.
      Agradeço pelas palavras carinhosas!
      Um forte abraço
      Profa. Bárbara Santos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s