Uma viagem à China de encontro com a Filosofia e Medicina Chinesa

Aos que chegam pela primeira vez por aqui, sou Mestranda em Filosofia e Religião em Bangkok, onde resido desde 2014. Sou estudiosa sobre a tradição ancestral tailandesa, e fascinada por civilizações antigas, os quais marcaram a história da humanidade e deixaram grandes mistérios que nós, hoje, inseridos numa sociedade moderna de mentalidade cada vez mais racional, somos incapazes de decifrar o pensamento dos povos antigos.

Optimized-IMG_4716

Meu fascínio por tradições ancestrais me conduziu à uma viagem cultural à China, em junho de 2017, acompanhada de uma amiga e colega de faculdade, a chinesa Wennie Wang, que está se especializando em Filosofia Chinesa. Estar acompanhada da Wennie, me fez perceber o quanto a China foi rica em conhecimento filosófico, mas que hoje, influenciada pelos avanços modernos, está cada vez mais se desconectando com sua essência tradicional.

Que fique claro que não estou culpando a modernização, pois os avanços contribuíram (e muito) para nosso desenvolvimento. Porém, a ganância por mais dinheiro, essa sim, contribui totalmente para uma desconexão do homem para com sua essência de ser.

Falando da minha experiência na China, os lugares que visitei por lá revelaram histórias e filosofias intrigantes que o homem moderno de hoje é incapaz de entender sem o auxílio de tecnologias avançadas. A pergunta mais questionadas por nós, pensadores modernos, é: – Como foi que chegaram a essa conclusão sem auxílio de tecnologias avançadas que hoje nós temos? Para um estudo mais filosófico e metafísico por assim dizer, a resposta é uma só: Pela sintonia harmônica o qual o homem tinha para com a natureza e o universo celestial.

Eu sei que essa resposta fica muito vaga para àqueles que não compreendem a metafísica pura como ela é, mas uma das vertentes da filosofia chinesa como o Feng Shui, revela que essa resposta faz todo o sentido.

Num resumo muitíssimo breve para àqueles que não são familiarizados com a filosofia chinesa, o Feng Shui é uma ciência milenar com mais de 3.000 anos que estuda os efeitos das energias presentes no Universo e na natureza, aplicada à ambientes, residências, pessoas, seres vivos… em nossa vida como um todo. O Feng Shui aplicado em ambientes residenciais por exemplo, trás bons fluxos de energia, o que permite que a pessoa tenha paz e serenidade dentro de casa.

A cidade de Langzhong, na província de Sichuan na China, é um exemplo vivo do Feng Shui e de como a harmonização do homem com o Universo celestial impacta na vida dos seres vivos como um todo. Langzhong é situada numa região que naturalmente está alinhada aos critérios do Feng Shui: “Águas envolvendo três lados da cidade, e montanhas contornando as quatro direções”. A posição natural da cidade, fez com que nela nascessem grandes astrônomos como Luo Xia hong, que criou a teoria da “Cosmologia Esférica Celestial”, iniciou o Calendário Taichu e inventou o primeiro globo celestial. Os seus discípulos (estudantes) de Luo Xia hong, também nascidos em Langzhong, continuaram seus estudos e pesquisas que contribuíram para a criação do atual calendário chinês, que harmoniza o calendário Solar com o Lunar. Enquanto a Lua impacta na vida dos seres vivos, o Sol impacta na natureza, trazendo abundância e riqueza de alimento e nutrição.

E foi em Langzhong que tive a oportunidade de experenciar o Feng Shui aplicado em ambientes residências e trocar informações com grandes chineses especialistas na Filosofia do Tao (que estuda o Feng Shui) e médicos tradicionais chineses, que explicaram o que a desarmonia com Universo pode causar na saúde de uma pessoa. Foi uma experiência enriquecedora!

 

Dentre as pessoas que conheci, Mr. Liu é um deles. Mr. Liu é um empresário chinês, um homem simples, humilde, de coração e alma puríssimos, que vive em harmonia e em sintonia com o TAO. Ele é dono de um grande empreendimento, o Hotels & Resorts Samsara, o primeiro hotel de Langzhong a ser todo estruturado e preparado de acordo com o FengShui. Ele nos concedeu a oportunidade de ficarmos hospedados no hotel e experienciarmos a sintonia do TAO, foi simplesmente maravilhoso!

Ao Mr. Liu, tive a oportunidade de demonstrar meu trabalho com a Thai massagem e através de uma reunião que ele preparou especialmente à mim e minha amiga Wennie, discutir com grandes profissionais chineses, os benefícios da Thai massagem e da Medicina Tradicional Chinesa. Nesta reunião estavam:

  • Mr. Liu, com todo seu conhecimento sobre o Taoismo
  • Ms. Xie, acupunturista de 80 anos de idade;
  • Ms. Wang, profissional de Tui-na;
  • Ms. Dang, professora de Guqin (instrumento musical de mais de 3,000 anos);
  • Wennie Wang, minha grande amiga Chinesa, especialista em filosofia Chinesa
  • Eu, representando a tradição Tailandesa e a Thai Massagem

Neste encontro discutimos sobre terapias tradicionais e diferentes formas de tratamento e cura, falamos sobre a os benefícios que a medicina tradicional proporciona aos necessitados e o quanto a humanidade precisa lembrar da harmonia universal. Uma experiência que para sempre ficará guardada em minha memória e que contribuiu fortemente para meu crescimento como estudiosa em tradições ancestrais e medicina tradicional.

Todo o conhecimento adquirido na China, me fez entender muitos conceitos filosóficos na tradição tailandesa, o qual continuo dedicando meus estudos e meu interesse.

Agradeço a todos os chineses que permitiram que eu pudesse crescer como profissional, e principalmente à minha amiga Wennie Wang, a qual considero minha irmã, por fazer as traduções e permitir que essa troca de conhecimento acontecesse.

Até a próxima!


Texto por Barbara Santos, especialista em cultura e tradição tailandesa, professora de Massagem Tradicional Tailandesa, Mestre em Filosofia e Religião. Desde 2014 reside na Tailândia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s