9 de Junho – Um marco na história da Tailândia (999)

flag

Escrevo hoje, no dia 9 de junho, porque esta data é um marco na história da Tailândia e revela um grande mistério, a morte do Rei Rama VIII, a nomeação do Rei Rama IX, e a sequência de três números “9”– o número mais auspicioso da numerologia tailandesa.

Depois da segunda guerra mundial, em dezembro de 1945 o então atual Rei da Tailândia, Ananda Mahidol (Rama VIII) com 20 anos de idade, retorna à Tailândia com sua família para então governar e organizar o país após efeitos sentidos pela guerra.

Apesar da pouca idade e inexperiência, rei Rama VIII era amado e querido entre os tailandeses.

Porém, 6 meses após o seu retorno à Tailândia, no dia 9 de junho de 1946, às 9:20 da manhã, o então Rei Ananda Mahildol foi encontrado morto em sua cama. A morte do Rei é até hoje um mistério, e as diversas versões e teorias sobre o caso não revelam se foi um assassinato ou um suicídio. Não irei me aprofundar sobre as teorias pois o tema é delicado, e pela incerteza dos fatos, é desrespeitoso falar sobre o assunto.

Mesmo diante da tragédia, seu irmão, Bhumibol Adulyadej, com 17 anos de idade, na noite de 9 de junho, foi então nomeado no novo Rei da Tailândia, e seguindo a dinastia, tornou-se o Rei Rama IX.

Com base neste evento, o dia 9 de Junho marca um fator importante na cosmologia e numerologia Tailandesa, a sequência do número 9:

  • [9] 9 de junho
  • [9] 9:20am Rei Rama VIII é encontrado morto em seu quarto
  • [9] No mesmo dia é nomeado o novo Rei da Tailândia, Rei Rama 9
9

Número 9 em tailandês

Na numerologia tailandesa, o número 9 é o número mais auspicioso, porque 9 em tailandês se pronuncia “gao”, a mesma pronúncia de “progresso, adiante, avante”.

Mesmo diante de uma tragédia, a nomeação de Bhumibol Adulyadej como Rei da Tailândia foi de fato um grande progresso na história da Tailândia, seus projetos e cuidado com seu povo o tornou num verdadeiro chefe de família, o pai da nação. Seu reinado durou 70 anos, o mais longo da história contemporânea do mundo… que tristemente terminou com a sua morte em 13 de outubro de 2016 por motivos de saúde.

Seja um fator ‘misterioso’ ou não, a numerologia Tailandesa de fato mostra que sim, o número 9 é de fato um número de progresso, pois Rei Rama IX foi um dos melhores reis, se não o melhor, na história da Tailândia, o mais amado e querido, considerado pai de toda a nação tailandesa.

Em respeito à nação tailandesa e ao carinho que tenho pelo Rei Bhumibol Adulyadej, desejo que o progresso e o crescimento estejam sempre com a Tailândia, agora sob o comando do Rei Rama X, filho de Bhumibol Adulyadej.

Sawasdee-Kaa


Texto por Profa. Barbara Santos, especialista em cultura e tradição tailandesa, professora de Massagem Tradicional Tailandesa, Mestre em Filosofia e Religião. Residente na Tailândia desde 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s