Seja Grato e demonstre Gratidão. Uma lição tailandesa.

Two-Thai-Women-Pay-Respect-Thailand-164358218

Hoje o tema a ser discutido, é uma das qualidades Tailandesas (de tantas) que mais me agrada, e que tem muito a nos ensinar… o fato das pessoas serem GRATAS e demonstrarem GRATIDÃO.

Antes de abordar esse assunto, é importante ressaltar que a palavra ‘gratidão’ é diferente de ‘obrigado’. Atualmente existe uma grande onda de pessoas que ao invés de dizer ‘obrigado‘ dizem ‘gratidão’. Por que? Gratidão vem do sentido gratuito, enquanto obrigado vem do sentido obrigação. Deu para entender a diferença? Quem é grato é agradecido gratuitamente, enquanto quem agradece dizendo ‘obrigado’, o faz por que se sente na obrigação. Portanto, seja gratuito, ou seja, grato.

Com essa pequena e breve descrição, partimos agora para o ato de “Ser Grato e demonstrar Gratidão”, que na Tailândia é conhecido por kataññu-kataweti.

Em tailandês, a palavra kataññu (กตัญญู) significa ‘gratidão’ e, kataweti (กตเวที) ‘aquele que manifesta gratidão’. Portanto, kataññu-kataweti expressa a qualidade tailandesa de ser grato pelos benefícios recebidos e manifestar gratidão para com os benfeitores.

De acordo com Verayouth Chotivanich, tailandês de família tradicional, kataññu-kataweti significa ser grato e demonstrar gratidão, mas a tradução desse termo não pode se limita apenas a isso, diz ele. Geralmente as traduções de termos Orientais são erroneamente traduzidos ao conceito Ocidental, por isso ele explica:

“Nós aprendemos sobre kataññu-kataweti em casa e na escola. Em casa nós observamos as atitudes de nossos pais para com os outros, e principalmente para com os mais idosos e professores. Nós aprendemos a respeitar, a ser grato e manifestar nossa gratidão para com aqueles que contribuem em nossas vidas, aqueles que nos criam, que nos educam, que nos nutrem de conhecimento, que nos ajudam a nos tornarmos pessoas de bem, como é caso de nossos pais, de nossos avós, das pessoas mais velhas e nossos professores. Na escola, os professores nos ensinam a importância de respeitar os pais, os mais velhos e à eles, professores. Na escola, kataññu-kataweti faz parte do conhecimento escolar, porque todos precisam saber o que é, assim como precisam entender a importância de demonstrar gratidão. Enquanto que em casa é um sentimento, de uma forma que nós devemos sempre lembrar de kataññu-kataweti, e sinceramente, de nossos corações, manifestar gratidão para como as pessoas que nos educam e nos cuidam”.

c0c02de2d45a356e79936bd2b7183859
A Tailândia foi fortemente influenciada por ensinamentos Budistas, e mesmo com a sua grande maioria Budista, 94% da população, o ato de ser grato e demonstrar naturalmente gratidão, é um preceito emprestado dos ensinamentos Budistas. Eu disse ‘emprestado’, pois mesmo que um tailandês seja por exemplo muçulmano ou cristão, ele ainda continua sendo grato e demonstrando gratidão. Isso se dá porque a filosofia Budista (que não tem nada haver com religião), foi introduzida na Tailândia e aderida de igual maneira em todo o seu território.

Sendo assim, kataññu-kataweti vem de duas palavras em Pali (língua falada por Buda): kataññu e katavedi. Ambas significam ‘gratidão’. No Budismo, quando essas palavras em Pali se juntam, elas se transformam no termo kataññu-kataveditã, que de acordo com o monge Luang Por Liam Thitadhammo, significa “reconhecer o débito que nós devemos aos outros e pagar em retorno com atos de gratidão. Isso são qualidades espirituais que protegem o mundo de atos maldosos, ajudando e conduzindo a sociedade para a paz e felicidade abundante”.

732774-topic-ix-1

A Tailândia tem muito a nos ensinar, e agora que este assunto foi abordado, que tal fazer do mundo um Mundo Melhor?

Seja grato e demonstre sua gratidão!


Texto por Barbara Santos, especialista em cultura e tradição tailandesa, professora de Massagem Tradicional Tailandesa, Mestre em Filosofia e Religião. Desde 2014 reside na Tailândia.

::: É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.


Referências:

Verayouth Chotivanich. Conversa pessoal em março 2017.

Luang Por Liam Thitadhammo. (2013). The Right Angle: It’s Never Wrong.

Imagem capa: Blog Goaway

Anúncios

Um pensamento sobre “Seja Grato e demonstre Gratidão. Uma lição tailandesa.

  1. Pingback: Wai Khru – O respeito tailandês para com os professores – Profª Barbara Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s