Considerada um dos destinos mais procurados no mundo por quesito SPA alto padrão, a Tailândia dá um show em experiência em terapias corporais. Receber Thai massagem então, vai além do cuidado do corpo físico, é uma imersão em relaxamento e bem-estar.
Para os profissionais que trabalham com a Thai massagem e querem garantir uma técnica ainda mais Tailandesa, aqui seguem algumas dicas baseadas em SPA’s Tailandeses.
Para se familiarizar com a Thai massagem leia os artigos: Desmistificando a massagem tailandesa e Thai Massagem – Massagem Ancestral Tailandesa.
1) Aroma e Música
Aroma: Como dito acima, o capim limão é o cheiro predominante nos SPA’s da Tailândia. Você pode utilizar um difusor com a essência do óleo vegetal para trazer um perfume suave e agradável em seu ambiente. (Não exagere no aroma).
Você pode optar por uma seleção de músicas tailandesas para SPA, basta buscar na internet por “Thai SPA music” e uma variedade de músicas aparecerá.
2) Decoração (não utilize imagens de Buda)
Utilizar imagens de Buda como decoração é um dos maiores desrespeitos à cultura tailandesa. Buda não é artigo de coração, Buda é um mestre iluminado, e deve ser respeitado como tal.
Portanto, em respeito à cultura e tradição tailandesa, deixe a imagem de Buda para altares e templos e opte por figuras importantes na Medicina Tradicional Tailandesa como Dr. Jivaka Kumar Bhaccha e artigos de decoração tailandesa.
3) Anamnese
Sempre antes de qualquer terapia, os grandes SPA’s na Tailândia entregam um formulário para identificar e saber sobre a saúde do cliente, alergias, nível de pressão na massagem e outros.
Isso vale para qualquer lugar do mundo. A Anamnese é muito importante! Garante uma terapia segura, com cautela e precaução.
4) Ofereça vestes confortáveis ao cliente
Como a massagem tailandesa é feita sobre a roupa, os SPA’s na Tailândia providenciam um conjunto de calça e camiseta folgados, para que a pessoa usufrua do maior conforto durante a sessão.
5) Higienize os pés do cliente com um escalda pés
Começar a sessão de terapia com um escalda pés faz toda a diferença! Além de higienizar os pés, traz sensação de relaxamento e bem-estar.
Na Tailândia, os pés são considerados a região mais impura, por esse motivo, sempre antes de qualquer massagem, os pés são higienizados.
Além da água morna, alguns SPA’s acrescentam sais, ervas e flores para potencializar ainda mais a terapia e tornar ainda mais aconchegante.
A dica é:
- Use uma bacia ou uma louça bonita, com detalhes que remetem à Tailândia.
- Opte por água morna, a temperatura da água ajuda no relaxamento.
- Pingue 1 gota de óleo de capim limão na água. Este é o aroma que remete à Tailândia.
- Você pode adicionar algumas flores na água ou ervas para trazer um toque delicado.
- Adicione sal grosso ou sais minerais na água. Ou ainda utilize o sal para realizar uma esfoliação nos pés.
- Aplique um pouco de sabonete líquido nas mãos e enquanto higieniza os pés, aplique uma massagem relaxante.
6) Ao fim da terapia, ofereça um chá
Ao terminar a sessão de massagem, sempre ofereça um chá ao seu cliente. Isso faz com que a terapia possa ser terminada com muito aconchego e cuidado. Escolha ervas suaves e geralmente doces, como camomila, cidreira, erva-doce, capim limão, rosas e outros.
Além do chá, alguns SPA’s oferecem um biscoitinho ou uma pequena porção de frutas típicas, e ai vai da criatividade de cada um.
Receber massagem tailandesa não é apenas um cuidado para o corpo, é uma experiência que faz bem para a alma!
Texto por Barbara Santos, especialista em cultura e tradição tailandesa, professora de Massagem Tradicional Tailandesa, Mestre em Filosofia e Religião. Desde 2014 reside na Tailândia.