Desmistificando a massagem tailandesa

Quando se diz “massagem tailandesa” ou “Thai massagem” o que vem à sua mente?

Para desmistificar qualquer conotação errada que se tenha da verdadeira e tradicional massagem tailandesa, vou explicar o que é esta técnica de massagem, de onde ela veio e o que ela tem de oferecer à saúde das pessoas.

postadsuk-com-1-professional-thai-massage-only-35-health-amp-beauty

A massagem tradicional tailandesa (já mencionada num outro post) tem diversas nomenclaturas, ela é conhecida por “massagem tailandesa”, “thai massagem”, “massagem thai”, “thai yoga massagem” ou ainda “yoga thai massagem”. Independente da nomenclatura, a Nuad Thai Bo-rarn – nome em tailandês, é uma terapia corporal que nasceu na Tailândia, mas que recebeu fortes influências vindas da Índia.

A Thai massagem (nomenclatura a qual prefiro utilizar), existe há mais de 2.500 anos na Tailândia. Traçar sua origem e história é um trabalho quase impossível, por motivo de que tradicionalmente naquela época, o conhecimento era disseminado oralmente. Porém estima-se que com a chegada do Budismo à Tailândia, por volta do século 2 ou 3 A.C, junto com os monges vieram médicos que acompanhavam a Sangha. A disseminação do conhecimento médico ayurvédico (medicina tradicional Indiana) em contato com a medicina natural já existente na antiga Tailândia, contribuíram para a formação da Medicina Tradicional Tailandesa, ainda pouco conhecida no Ocidente, mas de extrema importância e relevância na Tailândia e em alguns países vizinhos.

OR 13703 - f.81

A Thai massagem pertence à Medicina Tradicional Tailandesa, o qual é rica em conhecimento médico tradicional assim como é a Medicina Ayurvédica – já bastante conhecida e disseminada no Ocidente. Podemos dizer que ambas trabalham paralelamente na mesma linha de pensamento, não são iguais, mas são irmãs. Da mesma forma como na Ayurveda, a massagem é de extrema importância e fundamental no tratamento médico tradicional tailandês.

É importante destacar que a Thai massagem é uma ferramenta da medicina tradicional tailandesa, é uma técnica diferente da conhecida no Ocidente, ela é feita no solo e sobre a roupa do paciente. É uma terapia corporal completa, que tem a habilidade de massagear e alongar as cadeias musculares mais importantes do corpo, combinando pressão, manipulações corporais, torções e centenas de exercícios que estimulam pontos e canais de energia vital, desenvolvidos para desbloquear a energia estagnada e promover o aumento da flexibilidade, mobilidade, e diminuir a rigidez e contrações musculares. Portanto, diferente das massagens ayurvédicas, a Thai massagem não utiliza óleos, e é feita sobre a roupa, para garantir a segurança do paciente e do terapeuta durante a realização da prática. (Assista um vídeo de demonstração).

_mg_2296

Em uma de suas nomenclaturas ela leva o nome de “thai yoga massagem” pela influência de movimentos que são comparados à Yoga Tailandesa, chamada Reusi Dat ton (ainda que hajam opiniões e comparações à tradicional Yoga da Índia, mas este é outro tema a ser abordado num outro artigo).

A técnica é feita num ritmo lento, que provoca o relaxamento profundo, operando diretamente sobre o sistema nervoso, acalmando a mente e colocando-a em alinhamento com a sabedoria interna que governa a vida. Os alongamentos da Yoga aumentam a flexibilidade e melhoram a postura, auxiliando a circulação sanguínea e reequilibrando o fluxo de energia.

Depois dessas informações, quando ouvir dizer “massagem tailandesa” ou “Thai massagem”, o que virá em sua mente?

Ajude a desmistificar a massagem tailandesa, compartilhe a informação com seus amigos e familiares!

Texto por Profa. Barbara Santos

Residente na Tailândia desde 2014, professora de Thai Massagem formada em 2012 na Tailândia, mestranda em Filosofia e estudiosa da cultura tradicional tailandesa.

É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

Interessados em aprender a Thai Massagem, visite o site www.espaconibbana.com.br

Anúncios

2 pensamentos sobre “Desmistificando a massagem tailandesa

  1. Pingback: Como fazer uma Thai Massagem ainda mais Tailandesa – Profª Barbara Santos

  2. Pingback: Thai Massagem – a massagem perfeita para o Inverno! – Profª Barbara Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s