Dicas importantes antes de visitar a Tailândia!

Olá visitantes!
Para aqueles que estão aqui pela primeira vez e não me conhecem sejam todos bem-vindos!
Resido na Tailândia há 2 anos, sou professora de Massagem Tradicional Tailandesa e Mestranda em Filosofia e Religião com aprofundamento na cultura ancestral Tailandesa.
A proposta deste post é compartilhar um pouco sobre a cultura Thai e passar algumas dicas importantes para àqueles que vêm visitar esse país rico em tradição.

Há muito tempo queria escrever sobre dicas importantes aos que visitam a Tailândia, pois residindo, estudando a cultura e vivenciando-a todos os dias, percebo que muitos estrangeiros e Brasileiros quando chegam aqui não têm informações suficientes de como se portar ou respeitar os tailandeses, porque aqui, tradição e cultura são levadas a sério e devem ser respeitadas.

Então, espero contribuir para que sua viagem seja ainda mais proveitosa.
Vamos às informações:

PERÍODO DE LUTO – 13/10/2016 a 13/10/2017
Em 13 de outubro de 2016 a Tailândia perdeu um dos melhores Reis em toda a sua história, o querido e amado Rei Bhumibol Adulyadej. Portanto foi decretado Luto Nacional por 1 mês e para àqueles que trabalham no governo, luto de 1 ano. Portanto, durante este período, todos estão se vestindo de preto, preto e branco ou cores escuras. Se vier à Tailândia durante este período, evite roupas coloridas, escolha roupas mais escuras, e ainda, em respeito ao luto, você pode usar um laço preto ao lado esquerdo do peito.

ced60770-9844-11e6-89e7-0e47003bc2df_1280x720

 

SAWASDEE

img_0491 Sawasdee é a palavra usada para cumprimentar alguém, usada para “Olá, Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, e também para se despedir”. O Sawasdee vem sempre acompanhado com o gesto de unir as mãos em frente ao peito, com uma leve inclinação da cabeça. Portanto sempre que for cumprimentar alguém, saúde com um Sawasdee.
Para mulheres, Sawasdee-KA
Para homens, Sawasdee-KRUB
KA e KRUB demonstra anda mais respeito. Mulheres usem KA e homens usam KRUB.

 

KOP-KHUN

Kop-Khun quer dizer “Obrigado(a)”. Assim como o Sawasdee, vem sempre acompanhado com o gesto de unir as mãos em frente ao peito com uma leve reverência com a cabeça.
Para mulheres, Kop-Khun-KA
Para homens, Kop-Khun-KRUB

 

NUNCA TOQUE A CABEÇA DE UM THAIcultural1-copy

Jamais toque a cabeça de um tailandês, isso é desrespeito. A cabeça é considerada a região mais importante e sagrada, onde abriga todo o conhecimento e sabedoria de um indivíduo. Portanto, JAMAIS toque a cabeça de um Thai, muito menos de uma criança… então nada de cafunés na cabeça. (Permitido apenas em caso de massagem ou cabeleireiros).

 

JAMAIS APONTE OS PÉS PARA ALGUÉM OU PARA UMA IMAGEM

A cabeça é a região mais sagrada, e os pés a região mais suja. Portanto é considerado falta de respeito apontar os pés para alguém ou qualquer coisa considerada sagrada ou de ordem superior. Portanto, isso também vale para imagens de Buda, do Rei, qualquer pessoa da família Real, imagens de deuses e outros…
Se estiver sentado num templo por exemplo, jamais sente com as pernas esticadas à sua frente, dobre-as para trás. Ou ainda, se estiver sentado no chão, jamais estique as pernas apontando os pés para alguém, se precisar estica-las, faça de tal forma que seus pés apontem para o nada.

jpgvvca0biltj

 

TIRE SEU CALÇADO ANTES DE ENTRAR NUMA RESIDÊNCIA OU TEMPLO
Sempre que for convidado à casa de alguém ou entrar num templo, tire seu calçado, jamais adentre à residência de alguém ou templo com sapatos. É falta de respeito, pois como já mencionado, os pés são considerados extremamente sujos, imagine então seus calçados.

Laos Celebrates Songkran Water Festival

 

MONGES
Sempre demonstre respeito aos monges, mesmo não sendo a sua religião… lembre-se que você está visitando uma cultura que não é a sua, portanto, é muito importante que ao ver um monge demonstre respeito, baixando suavemente sua cabeça, em gesto de reverência.
Mulheres: Não cheguem muito perto de um Monge, ou toque neles. Não é permitido mulheres tocar em Monges. Se for fazer alguma oferenda à eles, não entregue diretamente nas mãos do Monge, é necessário ter um intermediador entre você e ele. Se for uma oferenda entregue na rua, deve-se colocar dentro do ‘bow’ (bacia) que eles carregam, em caso de oferenda entregue dentro de um templo, você deve colocar à frente do monge, geralmente sobre um tecido que é colocado à frente dele, especial para receber oferendas.
Homens: Sem restrições, vocês podem tocar no monges, mas em caso de oferenda, segue-se a regra igual à das mulheres.
Se estiver dentro do ônibus ou metrô por exemplo, sempre ofereça seu lugar ao monge.

 

AO VISITAR TEMPLOS:
Regra válida para homens e mulheres. Sempre que for visitar um templo, vista-se de forma respeitosa, não use roupas justas e decotes, é necessário que ombros e joelhos estejam cobertos. Ao entrar num templo, deixe sempre os calçados na entrada, entre descalço.

 

VISITA AO GRAND PALACE
**Caso especial de 13/10/2016 a 13/10/2017: O corpo do falecido Rei permanecerá no Palácio Real durante um ano para que todos os tailandeses possam ter a oportunidade de se despedir dele antes do ritual de cremação. Portanto, se visitar o Grand Palace durante este período e quiser também pregar o seu respeito as regras são:

APTOPIX Thailand King

MULHERES: Roupa completamente preta, sem estampas. Uso obrigatório de SAIA ou VESTIDO que cubram joelhos e ombros. (Sem decote). Sapatos pretos. Não é permitida a entrada de mulheres que estejam vestindo calça comprida no local onde encontra-se o corpo do Rei.
HOMENS: Roupa completamente preta, sem estampas. Uso de calça preta e camisa social de botões. Sapatos pretos.
Após 13/10/2017 – Àqueles que forem visitar o Grand Palace, a regra de roupas é mais rigorosa do que em templos. Não é permitido o uso de calça pescador ou 3/4, mesmo que cubram os joelhos. Deve-se vestir calça comprida ou saia longa, que cubram as pernas. Não é permitida entrada com camisetas ‘transparentes’, e ombros devem estar completamente cobertos. Para àqueles que não se atentarem à regras, o Grand Palace tem um departamento de empréstimo de roupas, e depositando o valor de 500 Baht (que é devolvido ao retornar as roupas), você consegue adentrar no Palácio. Porém, a fila é longa, então para não perder tempo, vale lembrar da regra antes de sair do hotel.

 

RESPEITO AOS MAIS IDOSOS
Pessoas de mais idade são muito respeitadas na Tailândia, portanto, ao ser apresentado ou cruzar com alguém de mais idade que você, baixe sua cabeça suavemente em demonstração de respeito. Se for cumprimentar um idoso, sempre diga “Sawasdee” (Ka ou Krub) unindo suas mãos em frente ao peito e baixando sua cabeça suavemente.

 

maxresdefault-2
SOBRE A MESA, APENAS GARFO & COLHER

Você perceberá que ao almoçar ou jantar num restaurante, você receberá apenas garfo e colher. Faca é considerada uma arma branca, portanto, raramente num restaurante eles te darão faca (a não ser que seja um restaurante ocidentalizado). Além disso, a comida tradicional tailandesa não exige o uso de faca, pois tudo vem cortadinho e picadinho, incluindo as carnes.

 

JAMAIS FALE SOBRE A FAMILIA REAL

Ainda mais diante da delicada situação do falecimento do Rei. Jamais faça menção desrespeitosa à família Real. Para cada insulto lhe custará 7 anos de cadeia. Portanto, guarde suas opiniões e comentários para você, e respeite a nação tailandesa.

 

NÃO SENTE OU PISE NO TRAVESSEIRO
Talvez não fará sentido para alguns, mas para àqueles que vem para estudar Thai massagem poderão passar por situações constrangedoras. Portanto, jamais sente num travesseiro, ou muito menos aponte os pés ou pise sobre um travesseiro. O travesseiro é o objeto que descansa a cabeça, a região onde abriga a sabedoria e o conhecimento de um indivíduo. Portanto, bumbum e pés (as regiões mais sujas do corpo), são extremamente proibidas no travesseiro. (Almofadas não tem problema, pois são usadas para sentar durante meditações)

 

NÃO SENTE OU APONTE OS PÉS PARA UM LIVRO
Os livros são considerados professores, eles guardam o conhecimento que é adquirido, portanto nunca aponte seus pés para os livros, pise ou sente sobre eles. Para àqueles que vem para estudar Thai massagem, jamais tente trocar a página de sua apostila com os pés enquanto pratica massagem. Muito cuidado e respeito!

 

DEMONSTRAÇÕES DE AFETO EM PÚBLICO
Tradicionalmente, a Tailândia é um país super conservativo. Com a ocidentalização e a chegada de turistas de diversas partes do mundo, muitas áreas que você visitar, verá demonstrações de afeto em público, como na famosa Khao-San Road, que é frequentada somente por turistas e tailandeses que trabalham do turismo ou tentam tirar casquinha dos estrangeiros. Porém, fora dessas áreas, é importante respeitar a cultura e EVITAR demonstrações de afeto em público, como beijos e abraços “calientes”. Guarde esses momentos quando estiver à sós com o(a) seu parceiro(a).

 
E por fim, desejo a todos BOAS VINDAS à Tailândia!
Que vocês possam desfrutar muito da viagem e entender um pouquinho mais sobre essa cultura que é fascinante e encantadora!

Abraço Fraterno à todos desde Bangkok
Barbara Santos

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Dicas importantes antes de visitar a Tailândia!

  1. Acho que foi a primeira vez que vi alguém dar dicas de forma tão respeitosa em um blog. Conhecimento e respeito pela cultura Tailandesa, foi o que você demonstrou nos comentários acima.
    Parabéns!

    Curtir

  2. Pingback: 25 motivos para viajar para a Tailândia | Leve Sem Destino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s