A influência do cristianismo na Tailândia

thaichurch

O mais interessante de estudar Filosofia & Religião na Tailândia, não é apenas ter o contato com o conhecimento milenar de uma fonte tão conservadora que é a tailandesa, mas é poder trocar informações com professores e colegas de diversas nacionalidades, crenças e valores. Comigo estudam monges Budistas Theravada de Myanmar, que se diferem dos Monges Theravada Tailandeses, Sikhis, Católicos, Protestantes, Budistas Mahayana, Muçulmanos, Hindus, e por ai vai. É uma diversidade cultural e religiosa sem fim, o qual sou grata em poder compartilhar do conhecimento com essas pessoas.

Mas o que tenho para compartilhar é uma curiosidade sobre a influência que a Tailândia teve com a vinda dos imigrantes europeus trazendo junto com eles a Igreja Católica e seu modelo de pensamento. Para quem não sabe, 93.2% da população Tailandesa é budista, 5.5% é mulçumana, 0.9% é cristã e 0.3% é não religiosa.

Somente 0.9% é cristã, e essa porcentagem se divide entre católicos e protestantes.

O que descobri durante uma aula na Universidade e achei de grande valia compartilhar como cunho de curiosidade, é que as cidades que foram construídas pela ajuda de imigrantes europeus (cristãos) tiveram sua infraestrutura baseada no modelo de pensamento ocidental, ou seja, seguindo o raciocínio lógico, linear e geométrico. Enquanto que a cidades que foram construídas pela população local, que em sua grande maioria é budista, foram construídas em forma de curvas, seguindo a consciência reflexiva do pensamento budista oriental, ou seja, um raciocínio assimétrico, seguindo o pensamento circular, espiral, o qual a mente vaga de forma introspectiva, focando-se no momento presente.

Para entender melhor, fiz um printscreen da tela no GoogleMaps de duas cidades na Tailândia, e assim poder compará-las:

20140130_3_1391053755_861848

THARAE – Esta é uma cidade que foi construída por influência de europeus cristãos, onde
se prevalece o cristianismo. Lá está a Arquidiocese Católica Romana de Tharae e Nonseng, conduzida pelo Arcebispo Louis Chamniern Santisukniram.

Veja abaixo como as ruas são alinhadas, como blocos e quadras. Seguindo a metodologia de pensamento ocidental, de onde o cristianismo cresceu.

Tharae

THARAE – Tailândia

fixedw_large_4x
CHIANG RAI – Está é uma cidade construída pelos tailandeses, que em sua grande maioria são budistas. Em Chiang Rai encontra-se um dos templos budistas mais admirados da Tailândia, o White Temple.

Perceba abaixo com as ruas são em forma de curvas, e que muitas vezes são “quebradas” pela metade, seguindo a metodologia de pensamento budista e oriental, sem simetria e de forma não geométrica.

Chiang Rai

CHIANG RAI – Tailândia

Interessante, não é? A influência religiosa e cultural em países tradicionalistas e conservadores com no caso da Tailândia, traz sinais visíveis ao impacto que ocorre pela miscigenação de modelos de pensamento.

Gostou? Então compartilhe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s