O mais interessante de estudar Filosofia & Religião na Tailândia, não é apenas ter o contato com o conhecimento milenar de uma fonte tão conservadora que é a tailandesa, mas é poder trocar informações com professores e colegas de diversas nacionalidades, crenças e valores. Comigo estudam monges Budistas Theravada de Myanmar, que se diferem dos Monges Theravada Tailandeses, Sikhis, Católicos, Protestantes, Budistas Mahayana, Muçulmanos, Hindus, e por ai vai. É uma diversidade cultural e religiosa sem fim, o qual sou grata em poder compartilhar do conhecimento com essas pessoas.
Mas o que tenho para compartilhar é uma curiosidade sobre a influência que a Tailândia teve com a vinda dos imigrantes europeus trazendo junto com eles a Igreja Católica e seu modelo de pensamento. Para quem não sabe, 93.2% da população Tailandesa é budista, 5.5% é mulçumana, 0.9% é cristã e 0.3% é não religiosa.
Somente 0.9% é cristã, e essa porcentagem se divide entre católicos e protestantes.
O que descobri durante uma aula na Universidade e achei de grande valia compartilhar como cunho de curiosidade, é que as cidades que foram construídas pela ajuda de imigrantes europeus (cristãos) tiveram sua infraestrutura baseada no modelo de pensamento ocidental, ou seja, seguindo o raciocínio lógico, linear e geométrico. Enquanto que a cidades que foram construídas pela população local, que em sua grande maioria é budista, foram construídas em forma de curvas, seguindo a consciência reflexiva do pensamento budista oriental, ou seja, um raciocínio assimétrico, seguindo o pensamento circular, espiral, o qual a mente vaga de forma introspectiva, focando-se no momento presente.
Para entender melhor, fiz um printscreen da tela no GoogleMaps de duas cidades na Tailândia, e assim poder compará-las:
THARAE – Esta é uma cidade que foi construída por influência de europeus cristãos, onde
se prevalece o cristianismo. Lá está a Arquidiocese Católica Romana de Tharae e Nonseng, conduzida pelo Arcebispo Louis Chamniern Santisukniram.
Veja abaixo como as ruas são alinhadas, como blocos e quadras. Seguindo a metodologia de pensamento ocidental, de onde o cristianismo cresceu.

CHIANG RAI – Está é uma cidade construída pelos tailandeses, que em sua grande maioria são budistas. Em Chiang Rai encontra-se um dos templos budistas mais admirados da Tailândia, o White Temple.
Perceba abaixo com as ruas são em forma de curvas, e que muitas vezes são “quebradas” pela metade, seguindo a metodologia de pensamento budista e oriental, sem simetria e de forma não geométrica.

Interessante, não é? A influência religiosa e cultural em países tradicionalistas e conservadores com no caso da Tailândia, traz sinais visíveis ao impacto que ocorre pela miscigenação de modelos de pensamento.
Gostou? Então compartilhe!
Na minha opinião a Tailândia eh o maior país ATEU.
CurtirCurtir