Você é aquilo que consome! Cuide do Planeta!

Vc é aquilo que consomeHoje compartilho um assunto sobre um documentário que assisti na internet, cujo nome é HOME, para um trabalho no meu Mestrado. No final desde post eu coloco o link para àqueles que queiram assistir.

Ele trata da abordagem do aquecimento global, das mudanças climáticas e da evolução do homem e o impacto causado na Terra. É um tanto quanto desesperador, eu confesso. Porque o que parece é que não há mais saída, e que estamos todos arruinados. Mas ainda há esperanças, poucas, mas há… e para que isso aconteça, são necessárias mudanças! A partir de cada um de nós!

Se cada um tivesse consciência do impacto que tem causado ao Planeta, talvez muita coisa pudesse mudar. Se cada um tivesse noção que pertencemos a um sistema, cujo somos os responsáveis por ele, muita coisa pudesse mudar. Se todos soubessem do processo por trás de cada coisa que consumimos, muita coisa poderia mudar… E então, vamos mudar?

Assisti esse documentário para entrar numa abordagem científica, religiosa e filosófica… E o quanto cada uma dessas disciplinas podem ajudar a resolver o problema de mudanças climáticas.

Antes de entrar na minha conclusão, vamos aos fatos.
Sou vegetariana, mas a pergunta vai para àqueles que estão lendo: Quem aqui gosta de um bom churrasco, aquela carne grelhadinha, sangrando na brasa e indo direto para seu prato quentinha? Muitos brasileiros irão responder que adoram um bom churrasco, um bife acebolado, ou qualquer forma de cozimento da carne…. Pois bem, agora eu lhe pergunto: Quem sabe o processo industrial por trás desse pedaço de carne? De onde será que essa carne está vindo? Qual o impacto causado no Planeta para que esse 1kg de carne estivesse agora na sua mesa? Acredito que muitos não saberiam responder. Outros iriam dizer que é óbvio que vem da fazenda, e de lá até o açougue e então a sua casa. Ok, mas e o processo por trás de todo esse trajeto? Você conhece?

Minha intenção aqui não é fazer uma campanha contra o consumo de carne, minha intenção é alertar as pessoas do consumo de água, energia e do impacto disso no meio ambiente.

1kg carnePara produzir 1kg de carne bovina são gastos mais de 15.000 litros de água potável! Já pensou o quanto de água você tem consumido? Além disso, cerca de 335 quilos dióxido de carbono (CO2) são emitidos na atmosfera para 1kg de carne, o equivalente a uma viagem de 1,6 mil quilômetros de carro. Sem contar toda a energia utilizada para mantê-la congelada. 50% de todos os grãos que são produzidos no mundo são direcionados para o consumo de animais que vão para o abate, e a cada ano 13 mil hectares de floresta nativa são derrubados para plantio de grãos que servem de consumo desses animais. Fica aí para você pensar…. Quer continuar contribuindo para a degradação do planeta?

Dei o exemplo da carne, porque é um dos grandes responsáveis pela destruição da Terra para suprir a necessidade humana. Vegetais e grãos que são consumidos pela humanidade, também exigem um processo produtivo que consome muita energia e água, como o arroz, que são necessários 4 mil litros de água para sua produção. 70% do consumo da água no Planeta é usado na agricultora, que vai desde o plantio de grãos para os animais de abate até frutas, vegetais e grãos que consumimos.

Agrotoxico - VenenoPesticidas e agrotóxicos! O grande veneno que tem acabado com os solos, com a atmosfera e principalmente com a nossa saúde! O Brasil é líder mundial em consumo de agrotóxicos! E cresceu 700% nos últimos 40 anos! E sabe do que ele é feito? Petróleo! Aquela maça vermelhinha, brilhando que está no mercado, simplesmente tem 70% de pesticida! E você faz o quê para mudar isso?

De acordo com o médico e professor Wanderly Pinhatti que pesquisa sobre os impactos dos agrotóxicos explica o que acontece quando são aplicados na lavoura: “Primeiro vai para os alimentos. Ele vai para a planta e depois ele vai sair para os grãos. Uma parte vai para a água, atinge o lençol freático e depois sai na água que a gente está bebendo. Uma parte evapora, vai para o ar e atinge quilômetros de distância. Outra parte, inclusive, condensa na chuva, vai para outros animais, quer dizer, contamina o solo. Nos humanos, vai para o sangue e a urina, vai para o tecido gorduroso”.

Sem contar a dependência que a humanidade tem da energia, da “importância” de estarem sempre conectados, da nossa comodidade por ter o próprio carro, do uso do ar condicionado em dias quentes, do banho quente, do celular que não pode ficar descarregado, da TV que passa horas ligada, mesmo não havendo ninguém assistindo, da luz, do chuveiro, da geladeira, do micro-ondas, do computador, do rádio… Tudo, simplesmente tudo hoje, se resume em ENERGIA!

Estamos esgotando nossas fontes, secando nossos rios, acabando com nosso solo, destruindo nossa atmosfera, matando nossos animais, desmatando nossas florestas… E sim, somos NÓS! Não somente àqueles que tomam a frente. Lembrem-se: Moldamos o Planeta a nossa imagem, como você pode recusar que sua culpa, se você está cada dia mais inserido no sistema? (Leia O Mito da Caverna por Platão para entender sobre o que é o sistema)

Você é aquilo que consome! Você é aquilo que você come!

World band aidE aqui eu entro na conclusão sobre a abordagem da ciência x religião x filosofia que comentei no início. A ciência assim como contribuiu para os avanços tecnológicos que hoje nos impacta no meio ambiente, também pode contribuir para desacelerarmos e encontrarmos fontes de energia renováveis, processos industriais saudáveis ao meio ambiente, estudando e conduzindo formas mais sustentáveis de levar o alimento até a casa do consumidor. A religião, em países onde as pessoas têm grande fé, pode ajudar a conduzir essas pessoas a condutas mais sustentáveis, porque devotos dão créditos à palavra de líderes religiosos. E a filosofia, ajuda a avaliar a conduta dos governantes, a educação de nossas crianças, a atitude não sustentável da humanidade, e a questionar a ciência, a levando à consciência e avaliação de seus próprios sistemas.

Comece a ser consciente. Analise suas ações, perceba suas condutas, identifique seus hábitos, avalie-se, perceba-se, economize! Cuida de sua casa! Seja sustentavelmente feliz!

Baseado no Projeto HOME:

 

Fontes bibliográficas:

Projeto Home, versão original: https://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU

Brasil é lidar mundial em consumo de agrotóxicos – 27/07/2015: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/07/brasil-e-lider-mundial-em-consumo-de-agrotoxicos

Sem controle, alimentos circulam no país com agrotóxico irregular – 04/10/2015: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/10/1689919-sem-controle-alimentos-circulam-no-pais-com-agrotoxico-irregular.shtml

Uso de agrotóxico no Brasil cresceu 700% em 40 anos, aponta Embrapa – 26/07/2015: http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2015/07/uso-de-agrotoxicos-no-brasil-cresceu-700-em-40-anos-aponta-embrapa.html

Você sabe quanto custa 1kg de carne? https://diasemcarne.wordpress.com/informacao/

Produzir 1kg de carne no Brasil, equivale a rodar 1,6km de carro – 24/05/2012: http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,produzir-1-kg-de-carne-no-brasil-equivale-a-rodar-1-6-mil-km-de-carro,877305

Me vê 16 mil litros de água! – 21/02/2008 http://super.abril.com.br/blogs/planeta/me-ve-16-mil-litros-de-agua/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s