Thai Massagem – Massagem Ancestral Tailandesa

TYM2

Quebrando todos os tabus sobre a Thai Massagem, e sendo professora da técnica, formada na Tailândia e atualmente morando em Bangkok, nada mais correto e importante do que escrever sobre uma das terapias mais antigas do mundo.

Antes de ler o texto, assista a entrevista que concedi ao SBT-ES no programa Ponto Cult, explicando sobre a técnica e a essência da Thai Yoga Massagem.

 

DEFINIÇÃO

Nuad Bo-Rarn, este é o nome em tailandês, da Massagem Tradicional Tailandesa. Nuad significa massagem e Bo-Rarn ancestral. Porém, a tradução da palavra “Nuad” em tailandês como “Massagem”, é talvez uma tradução pobre para o que ela realmente significa. A Thai Massagem não é apenas o ato de massagear os músculos, como “massagem” é efetivamente conhecida no Ocidente. Ao contrário, ela pertence à ciência da
terapia manipulativa, pois um dos maiores aspectos da técnica tailandesa é a manipulação, ajuste e estimulação do corpo por meio de alongamentos e pressão aplicada pelos pés, mãos, joelhos e cotovelos. Isto assimila-se a técnicas manipulativas do Ocidente como Rolfing, osteopatia e quiropraxia, porém, mais suave e sutil.

ORIGEM

A Thai Massagem foi introduzida na Tailândia pelos monges Budistas que chegaram da Índia entre o século segundo e terceiro A.C., trazendo não apenas o Budismo, mas também a filosofia e a medicina indiana, construindo templos e escolas médicas.

Dr Shivago KomarapajO fundador da Medicina Tradicional Tailandesa, Dr. Shivago Komarapaj (Jivaka Kumar Bhaccha), é conhecido entre os budistas como médico pessoal de Buda, portanto o respeito e a admiração pelo Mestre vêm não apenas dos profissionais de saúde e terapeutas corporais, mas também, por toda a comunidade budista.

O conhecimento da Thai Massagem, refere-se à Medicina Tradicional Tailandesa, e foi transmitida oralmente de geração a geração, assim como os ensinamentos filosóficos de Buda – seguindo o método de ensino Indiano, como o Upanishad (que relatei aqui), onde o conhecimento é passado de mestre à discípulo verbalmente. Portanto, poucos textos escritos sobre a medicina tradicional tailandesa foram encontrados. O que se têm, são escrituras que datam entre 1000 a 1500 d.C.

Diagramas Wat PhoDiagramas inscritos nas paredes do templo Wat Pho em Bangkok ilustram um dos principais fundamentos da medicina tradicional tailandesa: que a energia flui no corpo ao longo de mais de 72.000 canais ou linhas energéticas (dentre eles, dez mais importantes), conhecidas como SEN. Se há obstrução num desses canais, acredita-se que pode levar à ocorrência de problemas físicos, emocionais ou aparecimento de doenças. Neste sentido, a medicina tradicional tailandesa é semelhante a muitos outros sistemas de cura antiga, que acreditam que as doenças são ocasionadas por um desiquilíbrio ou obstrução energética do indivíduo ou de seu ambiente.

Influências da Filosofia e Medicina Indiana – Ayurveda: A Medicina Tradicional Tailandesa é baseada no conceito sistemático de que o corpo humano compreende 10 principais canais de energia “sen”, que são transformados e distribuídos igualmente pelo corpo, assemelhando-se ao sistema de “nadis” encontrado na medicina ayurvédica e yoga.

Influências da Filosofia e Medicina Tradicional Chinesa: O mesmo conceito de canais ou linhas de energia distribuídos pelo corpo são também considerados com intensa importância pela Medicina Tradicional Chinesa, conhecidos como Meridianos. A Thai Massagem também traz a metodologia de ensino do Tai Chi, onde os movimentos são ritmados, fluidos, lentos e ao mesmo tempo intensos, o qual provocam a criação de um campo energético que é utilizado como cura na Thai Massagem.

As 10 principais linhas de energia SEN são conhecidas por: Sen Sumana, Sen Itta, Sen Pingkala, Sen Kalathari, Sen Sahatsarangsi, Sen Thawari, Sen Lawusang, Sen Ulangka, Sen Nanthakrawat, Sen Kitchana.

DESCRIÇÃO

A Thai Massagem passou a ser chamada no Ocidente como Thai Yoga Massagem, ou Yoga Thai Massagem, devido aos alongamentos passivos que se comparam à Yoga, o qual são realizados em ritmo lento, seguindo a filosofia do Tai Chi, mas ao mesmo tempo intensos e sutis, o qual provocam o alinhamento corporal.

A técnica em si, consiste na abertura e no balanço do fluxo de energia através da estimulação rítmica nas dez principais linhas de energia sen, da mobilização nas articulações e nos alongamentos passivos, levando à tendência natural de auto cura. Na prática, a massagem se desenrola como uma dança contínua, rítmica e suave, fluindo levemente de um movimento para outro.

Existem dois tipos de prática, a do Norte (Chiang Mai) e a do Sul (Bangkok). A primeira é considerada mais suave, enquanto a outra, por vez, é mais rápida e intensa. O estilo do Sul é amplamente mais usado na Tailândia, enquanto o estilo do Norte, tornou-se popular no Ocidente.

PREPARAÇÕES

A prática é feita sempre no solo, sob um colchão de espessura fina, o que permite que o terapeuta desenvolva sua série de movimentos com segurança e economize força, pois utiliza o peso de seu corpo contra o do paciente.

A Nuad Bo-Rarn é feita tradicionalmente sobre a roupa, descartando qualquer uso de óleos. Devido à série de movimentos que incluem alongamentos, a firmeza no momento da manipulação corporal é primordial, garantindo a segurança para terapeuta e receptor. O que é muito comum na Tailândia, é a utilização de uma pomada medicinal feita de Plai e ervas tailandesas, cuja aplicação potencializa o processo de cura e alívio de dores musculares e tensões, além de provocar a sensação de frescor e conforto.

A duração média de uma sessão de Thai Massagem varia de 1 a 2 horas de terapia, dependendo do terapeuta e da técnica trabalhada. Independente da duração, os benefícios da Thai Massagem são amplos.

BENEFÍCIOS

Os benefícios da Thai Massagem são vastos e inumeráveis, sendo o mais predominante a manutenção de uma boa saúde e a habilidade de tratar uma variedade de problemas de saúde. Reconhecida principalmente pela sua capacidade de desbloquear canais de energia.

Benefícios físicos da Thai Massagem:

  • Aumento e melhora na circulação sanguínea
  • Ajuda no processo de desintoxicação do corpo e impulsiona o sistema imunológico
  • Excelente para relaxamento de músculos tensionados, melhora a flexibilidade nos músculos e aumenta a mobilidade
  • Melhora o processo respiratório
  • Progresso na postura física, melhora o balanço, corrige o alinhamento corporal e dissolve os bloqueios energéticos
  • Melhora o desempenho atlético
  • Ajuda no tratamento de artrites e dores nas costas
  • Tonifica o corpo, fortalece as articulações e combate doenças, incluindo problemas crônicos de articulação
  • Previne doenças e alivia doenças degenerativas
  • Retarda o processo de envelhecimento, mantendo o corpo saudável.

Benefícios emocionais da Thai Massagem:

  • Melhora a perspectiva de vida, criando um equilíbrio emocional
  • Ajuda na concentração e na criatividade / Concentração da mente x corpo
  • Clarifica e acalma a mente
  • Ajuda a aumentar o nível de energia interna das pessoas
  • Desenvolve disciplina e autocontrole
  • Alcança melhoramento da saúde, aumentando o nível de vitalidade
  • Eleva o nível de energia e resistência
  • Constrói poder interno (melhorando e criando a natureza de autoconfiança)

ESPIRITUALIDADE POR TRÁS DA TÉCNICA

Wai Khru na Thai Massagem

Antes de realizar qualquer prática, o terapeuta realiza o Wai Khru – um ato comum na Tailândia de respeitar e reverenciar o Mestre da técnica, conectando-se com a força divina e atuando em conexão com a ancestralidade e força do mentor. Comum na Thai Massagem e também no Muay Thai, onde lutadores realizam um ritual antes da luta começar.

Na Thai Massagem, o Wai Khru ao Mestre Dr. Shivago Komarapaj é feito através da entoação do Mantra em Sânscrito, potencializando o poder de cura e trazendo energias vitais disponíveis no Universo.

Isso faz com que o terapeuta seja intuito pela ancestralidade e pela espiritualidade por trás da terapia. O ato de entoar o mantra antes de cada sessão é ainda muito respeitado nas escolas de formação em Thai Massagem na Tailândia, fazendo toda a diferença na educação de novos terapeutas.

OM NAMO * SHIVAGO * SILASA * AHANG * KARUNIKO * SAPA SATANANG * OSATA * TIPA MANTANG * PAPASO * SURIYA JANTANG * KOMALAPATO * PAKA SESI * WANTAMI * BANTITO * SUME TASO * AROKA * SUMANA HOMI (3 x)

PIYO TEWA * MANUS SANANG * PIYO PROMA * NAMUT TAMO * PIYO NAKA * SUPAN NANAG * PININ SIYANG * NAMA MIHANG * NAMO PUTTAYA * NAVON NAVIEN * NASATIT NASATIEN * EHI MAMA * NAVIEN NAWAE * NAPAI TANG VIEN * NAVIEN MAHAKU * EHI MAMA * PIYONG MAMA * NAMO PUTTAYA (1 x)

NA A * NA WA * ROKA * PAYATI * VINAS SANTI (3 x)

TRADUÇÃO: Convidamos o espírito do Mestre Fundador da Thai Massagem, Doutor Shivago, que venha até nós através de sua vida santa. Traga-nos o conhecimento de toda natureza; que esta oração (mantra) nos mostre a verdadeira Medicina Universal. Em nome deste mantra, respeitamos sua ajuda e pedimos que através de nossos corpos (dos terapeutas), o Senhor possa trazer a plenitude e a saúde para o corpo de nosso paciente.

Em nome do Deus da cura que habita os altos céus, e à humanidade que permanece em Terra. Em nome do Pai Fundador, que o céu possa ser refletido em Terra e então esta cura medicinal possa circundar o mundo.

Oramos por aquele que tocamos, que ele seja feliz e que qualquer doença seja curada.

(Traduação por Barbara Santos)

TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO

A popularidade da Thai Massagem na Tailândia fez com que diversas escolas aparecessem pelo país, o qual leva a uma série de possibilidades aos interessados em aprender a terapia ancestral. Também é possível a Formação em Thai Massagem no Brasil, com instrutores que possuem autorização do Ministério da Educação da Tailândia e representam as escolas tailandesas no Mundo.

Profissionais de Thai Massagem aprendem os aspectos mais importantes do espírito meditativo, utilizando fundamentos da meditação budista mindfulness, atenção e concentração. Além disso, aprendem a importância da postura e do posicionamento correto do terapeuta durante a sessão de massagem, a fim de evitar lesões, especialmente para as costas.

Àqueles que tiverem interesse em aprender, realizo Cursos de Formação em Thai Massagem no Brasil em diversas cidades. Visitando o site do Espaço Nibbana, a empresa que me representa no Brasil, você encontra os cursos e as cidades em que ofereço a formação. Os cursos são autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação da Tailândia, em parceria com o ITM School, localizada em Chiang Mai, Norte da Tailândia. Para informações, contatar contato@espaconibbana.com.br

BUSCANDO POR UM PROFISSIONAL CAPACITADO?

Para quem estiver procurando profissionais capacitados para atendimento, clicando aqui, você encontra uma seleção de profissionais que foram formados pela mesma metodologia de ensino tailandesa, em parceria com o ITM School da Tailândia.

REFERÊNCIAS

Stillerman, Elaine. Modalities for massage and bodywork. Elsevier Mosby, Missouri, 2009.

Setthakorn, Chongkol and Atchara. “NUAD BO-RARN” Ancient Massage of Thailand (Nothern style), ITM School, Chiang Mai, 1998.

Kapes, Beth. “Thai Massage.” Gale Encyclopedia of Alternative Medicine, 2005. Encyclopedia.com. 28 Sep. 2015 <http://www.encyclopedia.com>.

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “Thai Massagem – Massagem Ancestral Tailandesa

  1. Pingback: Gua Sha – Terapia Tradicional Chinesa | Profª Barbara Santos

  2. Pingback: Curso Prático: REFLEXOLOGIA PODAL TAILANDESA - Gandiva Yoga

  3. Pingback: Meu trabalho, meu amor! | Profª Barbara Santos

  4. Pingback: Desmistificando a massagem tailandesa – Profª Barbara Santos

  5. Pingback: Como fazer uma Thai Massagem ainda mais Tailandesa – Profª Barbara Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s